PROGRAMAS

Efeitos combinados da exposição múltipla a metais no peso ao nascer e ganho de peso na primeira infância

DOCENTE: NATALY DAMASCENO DE FIGUEIREDO

Introdução: Efeitos individuais dos poluentes ambientais têm sido amplamente estudados, sobretudo nos primeiros ciclos de vida, por se tratar de um período de maior vulnerabilidade à ação tóxica dos poluentes ambientais, e consequentemente de maior impacto imediato na infância e tardio na vida adulta. 

Efeitos decorrentes da interação de múltiplos poluentes têm sido objeto de crescente interesse na literatura científica internacional devido à crescente exposição humana decorrente das ações antropogênicas no ambiente. No entanto, um dos maiores desafios atuais dos estudos de saúde ambiental é a identificação dos efeitos combinados da exposição a múltiplos poluentes, em relação a uma possível capacidade de potencialização ou antagonização dos efeitos individuais de cada poluente. 

Objetivo: Investigar os efeitos combinados da exposição múltipla de bebês a metais sobre o peso ao nascimento, e ganho de peso na primeira infância. 

Metodologia: Estudo longitudinal, com seguimento de bebês desde o nascimento até o final do 4º ano de vida. Fazem parte da população elegível, todos os bebês nascidos de gestantes com mais de 16 anos de idade, residentes do município do Rio de Janeiro e cujo parto ocorreu na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro no período entre junho de 2021 e julho de 2022, sendo um total de 858 bebês. 

Para investigação serão utilizadas as informações sociodemográficas, clínicas, comportamentais e ambientais da mãe no terceiro trimestre, e informações das condições de nascimento e peso e ganho de peso durante o seguimento (3ºe 6º mês de vida, 1º, 2º, 3º e 4º ano de vida). 

A exposição será mensurada a partir de amostras biológicas do bebê, no nascimento (sangue do cordão umbilical) e no seguimento (urina do bebê), onde serão avaliados os 4 metais de interesse: chumbo, arsênio, cadmio e mercúrio. 

Resultados Esperados: 

1) Revisão da literatura para definição de modelo teórico considerando os metais de interesse, os desfechos e potenciais confundidores. 

2) Revisão dos métodos utilizados em estudos de saúde ambiental para exposição múltipla a poluentes químicos; 

3) Identificação e aplicação de métodos pertinentes para análise dos dados de nascimento do projeto pipa com investigação dos efeitos combinados da exposição múltipla aos metais e peso ao nascer; 

4) Identificação e aplicação de métodos pertinentes para análise dos dados de seguimento do projeto pipa com investigação dos efeitos combinados da exposição múltipla aos metais e ganho de peso na primeira infância.