PROGRAMAS

Preditores de resistência à quimioterapia por agente único no tratamento de neoplasia trofoblástica gestacional de baixo risco com escore de risco FIGO 5 OU 6 – Estudo multicêntrico internacional

DOCENTE: ANTONIO RODRIGUES BRAGA NETO

Problema. Não obstante a quimioterapia para o tratamento de neoplasia trofoblástica gestacional (NTG) cure > 90% das pacientes, a taxa de quimiorresistência nos casos de NTG de baixo risco tratadas com regimes de agente único varia consideravelmente entre os escores de risco Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) entre 0 e 6. Enquanto nos casos de NTG com fator de risco FIGO 0 ou 1 quimiorresistência por agente único é < 10%, casos de NTG com fator de risco FIGO 5 ou 6 ela é > 70%. Essa observação levou pesquisadores a defenderem que o uso de quimioterapia contendo múltiplos agentes para essas pacientes, mesmo pertencendo à categoria de NTG de baixo risco.

No entanto, como todos as pacientes de baixo risco são sistematicamente curados, mesmo se iniciarem o tratamento com quimioterapia contendo agente único, não se sabe, no momento, qual o melhor tratamento oferecer às pacientes nessa condição clínica. Justificativa. Identificar quais pacientes com NTG com fator de risco FIGO 5 ou 6 que responderiam a quimioterapia por agente único permitira antever quais pacientes não deveriam ser submetidos ao tratamento contendo múltiplos agentes e seus tóxicos efeitos colaterais. Ao revés, predizer quais pacientes não responderão a monoquimioterapia para NTG permite oferecer tratamento quimioterápico mais apropriado, reduzindo a ocorrência de quimiorresistência e o tempo para remissão.

A proposta deste estudo visa a envolver os 3 maiores centros de referência em NTG do mundo e, com isso, granjear casuística apropriada para melhor elucidar a opção terapêutica de escolha para esses casos invulgares.

Os dados deste estudo serão úteis para indicar quais pacientes com NTG e escore de risco FIGO 5 ou 6 seriam mais apropriadamente tratados com quimioterapia primária contendo agente único e quais deveriam ser inicialmente tratadas com poliquimioterapia. Objetivo. Esse estudo pretende investigar os preditores de resistência a quimioterapias contendo agente único em primeira ou segunda linha do tratamento de NTG em pacientes com escore de risco FIGO 5 ou 6, bem como elaborar um modelo clínico preditor de resistência a quimioterapia por agente único no tratamento de NTG de baixo risco com escore de risco da FIGO 5 ou 6, consoante os fatores preditores identificados.