PROGRAMAS

Projeto multicêntrico entre UFRJ, UFES, UFMT & UFMA- CNPq Bolsa APQ2 – Nova realidade para antigas práticas: efeitos da pandemia da COVID-19 sobre o desenvolvimento infantil considerando a parentalidade e saúde mental de pais de crianças típicas e atípicas

DOCENTE: ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA

Trata-se de um projeto multicêntrico conduzido por pesquisadores da UFRJ, UFES, UFMA e UFMT como pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória com caráter transversal para analisar o impacto das medidas de prevenção e contenção da pandemia sob o desenvolvimento de crianças típicas e atípicas buscando investigar fatores associados como a saúde mental dos cuidadores, as práticas parentais, ajustamento familiar e senso de competência parental. 

Também pretende-se propor uma escala de avaliação da parentalidade de pais de crianças com idades entre zero e três anos, face à escassez de instrumentos de avaliação da parentalidade precoce. 

É desenvolvido em duas etapas: 

1) parte teórica, com revisão e análise bibliográfica de referências científicas e políticas públicas sobre desenvolvimento e parentalidade na primeira infância e o impacto da pandemia e as medidas de enfrentamento da COVID-19 em cuidadores de crianças típicas e atípicas; e 

2) estudo de campo com a participação de mães, pais e/ou cuidadores principais de crianças típicas e atípicas com idades entre três a cinco anos e meio, que vivem/vivenciaram o isolamento social. 

Na primeira etapa, baseada em pesquisas bibliográficas específicas sobre parentalidade precoce, será conduzido um estudo psicométrico para construção de uma escala de avaliação da parentalidade na Primeiríssima infância. 

Para este estudo, deverão ser recrutados pais de de pais de crianças entre zero e três anos de idade para coleta de dados remota com a escala proposta para proceder as análises psicométricas específicas para este tipo de estudo.

Na segunda etapa ocorrerão duas fases: a) coleta de dados remota, adotando-se os seguintes instrumentos que serão incluídos em um formulário Google Form com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, seguido de cinco instrumentos de auto-relato, na seguinte ordem: 

1) Protocolo de Dados Gerais, para coleta de dados sócio demográficos, psicossociais e clínicos dos pais e suas crianças, bem como sobre a rotina familiar durante a pandemia a fim de compreender as alterações na dinâmica, relacional e contextual, das famílias face às medidas de controle da COVID-19; 

2) Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), para identificar sintomatologia de depressão, ansiedade e estresse; 

(3) Parenting and Family Adjustment Scale - PAFAS, para avaliar as práticas parentais e o ajustamento familiar; 

(4) Parenting Sense of Competence Scale - PSOC, para avaliar o senso de competência parental; e 

(5) Ages and Stages Questionnaire Third Edition (ASQ-3), para identificar indicadores de avaliação do desenvolvimento infantil na primeira infância. 

Esse formulário deverá ser respondido após anuência dos responsáveis, que receberão uma orientação de como preencher os instrumentos, podendo, ainda, ser necessário prestar auxílio e supervisão para o preenchimento. 

Vale ressaltar que o preenchimento do TCLE será a primeira etapa do formulário e os participantes só terão acesso aos demais instrumentos após assinalar seu aceite em participar da pesquisa. 

A coleta será remota, combinando o envio do formulário de coleta via Whatsapp, email e outros meios digitais, com entrevistas on-line ou por telefone, enquanto durar a pandemia. 

O recrutamento dos participantes será feito em grupos de Facebook destinados ao público-alvo, bem como pela divulgação da pesquisa no perfil do Instagram e Facebook do LEPIDS e indicação dos próprios participantes com amostragem pelo método ?bola de neve?. Todos os dados coletados serão analisados seguindo as orientações dos instrumentos e análises estatísticas, descritivas e inferenciais, serão adotadas para alcançar os objetivos do estudo. 

Ao final da pesquisa será enviado um relatório final ao CEP e pretende-se publicar materiais acadêmicos como artigos científicos sobre os resultados obtidos ao longo da pesquisa.