Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Maternidade Escola da UFRJ

Apresentação

A Maternidade Escola da UFRJ, com mais de um século de experiência na saúde da mulher e da criança, oferece o Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil. Este curso visa capacitar profissionais de saúde e áreas afins através de uma abordagem interdisciplinar, combinando conhecimentos biológicos, psíquicos e sociais, e enfatizando a importância da assistência conjunta à saúde materna e infantil.

Detalhes do Curso

Categoria: Especialização

Aprovação: Boletim da UFRJ nº 15 de 27 de julho de 2006.

Modalidade: Presencial, aulas às quartas e sextas das 8h às 12h.

Inscrições: Presenciais em novembro e dezembro, gratuitas.

Objetivos

O curso visa capacitar profissionais da saúde e áreas relacionadas através de uma abordagem interdisciplinar, ancorada no paradigma da Saúde Coletiva, que integra aspectos biológicos, psíquicos e sociais. Além disso, o curso enfatiza a promoção de uma conexão efetiva entre a assistência à saúde materna e infantil, reconhecendo a relevância do vínculo familiar no desenvolvimento saudável da criança.

Público Alvo

Profissionais graduados ligados à área de saúde e áreas afins, médicos, psicólogos, professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicomotricistas, musicoterapeutas e outros.

Processo de Seleção

Análise de documentação e entrevista.

Documentação Necessária

► Histórico escolar de graduação

► Currículo Vitae e fotocópia de certificados mais relevantes.

► Registro no órgão competente de sua área profissional

► 2 fotos 3x4.

► Carta de intenções indicando o tema e objeto de pesquisa/estudo a ser

desenvolvido no curso.

► Carta do local de trabalho liberando a carga horária necessária ao curso.

Conteúdo Acadêmico

Módulos teóricos, seminários, filmes, debates e elaboração de monografia.

Grade Curricular

Disciplina

Carga Horária

Módulo da criança I

36h

Módulo da criança II

32h

Módulo da criança III

40h

Módulo da mulher I

32h

Módulo da mulher II

38h

Módulo da mulher III

36h

Metodologia de pesquisa

32h

Biotecnologias e bioética

32h

Intervenção precoce e práticas terapêuticas

32h

Monografia I

36h

Monografia II

40h

Monografia III
orientação dirigida e defesa da  monografia

40h

Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal

Apresentação

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal integra o conjunto de residências oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou sua primeira turma em 2010. Muito procurada por recém-graduandos de todo o Brasil, possui um foco nos acontecimentos do período perinatal, ou seja, sua base se dá a partir do seguimento da gravidez e vigilância das situações de risco materno e/ou fetal, bem como nas repercussões dos eventos no período perinatal precoce.

Indo ao encontro com as políticas públicas de saúde e missão institucional, os residentes desenvolvem atividade teóricas e práticas nos setores de ambulatório, emergência obstétrica, centro obstétrico, unidade de terapia intensiva neonatal, unidade de cuidados intermediários convencional, unidade de cuidados intermediários canguru, banco de leite humano, alojamento conjunto, núcleo interno de regulação, gerência de risco e comissão de controle de infecção hospitalar. Além disso, realizam atividades externas em parceria com outras instituições.

Processo de Seleção

Atualmente conta com as categorias de enfermagem, nutrição e psicologia. Para o ingresso no programa é necessário realização de processo seletivo. O edital é liberado geralmente em outubro, e as provas acontecem geralmente em novembro.

Nosso processo seletivo é unificado com vários outros programas, ou seja, existe uma primeira etapa em conjunto que consiste em uma prova de múltipla escolha com 50 questões.

A segunda etapa é composta por avaliação curricular e entrevista.

Os editais anteriores bem como as provas de concursos passados podem ser encontrados no site: https://www.me.ufrj.br/index.php/ensino-pesquisa-e-extensao/residencia-multiprofissional.html 

Residência Multiprofissional em Enfermagem Neonatal

Apresentação

O Programa de Residência em Enfermagem Neonatal é oferecido pela Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PRENEO/ME/UFRJ). A instituição é centenária e tem como missão promover o ensino, através do desenvolvimento de modelos de gestão clínica, pesquisa e inovação tecnológica em saúde perinatal, visando à formação de profissionais com compromisso social.

O Programa de Residência em Enfermagem Neonatal tem um papel estratégico na atenção à saúde, envolvendo atividades que vão desde a assistência à maternidade até após o nascimento do recém-nascido, podendo contribuir para o declínio da mortalidade materna, perinatal e neonatal, contribuindo substancialmente para a qualidade da assistência de enfermagem.

Tendo sua primeira turma iniciada em 2024, o programa conta um núcleo Docente Assistencial Estruturante composto por docentes da UFRJ, docentes colaboradores voluntários da Maternidade Escola, tutores e preceptores além de uma Coordenação presente e ativa nas atividades dos discentes.

Processo de Seleção

Atualmente o processo de Enfermagem Neonatal ocorre junto do processo seletivo sendo unificado com vários outros programas, ou seja, existe uma primeira etapa em conjunto que consiste em uma prova de múltipla escolha com 50 questões.

A segunda etapa é composta por avaliação curricular e entrevista.